terça-feira, 27 de outubro de 2009

Porquê...

Há uns dias, dei boleia a um dos meus amigos. No meu carro estava a tocar um CD dos Xutos. Nem sei que álbum era. Era Xutos!
O meu amigo resmungou, queixando-se da minha falta de originalidade e também do meu gosto. Dizia ele, com alguma razão, que andou muitos anos a ensinar-me a gostar de música "decente", para eu andar sempre a ouvir Xutos. Dei-lhe razão!
Tirei o CD e, só para o irritar, pus na RFM!
O porquê dos Xutos? É simples: um homem!
Um homem que foi muito importante na minha vida. Acho que ele só percebeu a importância que tinha tido para mim, algum tempo depois de eu acabar a nossa relação. E digo relação, porque tinha (e continuo a ter) alergia à palavra "namorado". É um rótulo, traz sempre "obrigações", coisas que nem sempre queremos, mas que estão coladas ao conceito e que, muito dificilmente, conseguimos destacar. Quando anos mais tarde ele, num programa de televisão, se referiu à minha pessoa como sua "namorada", fiquei "a ponto" de o matar! Pior, estive quase para pegar no telemóvel e ligar a desancá-lo pela audácia! Eu, que não lhe falo!
Como quase toda a gente da minha geração, eu gostava dos Xutos. De uma forma normal. Tinha umas músicas "fixes"! Gostava, como gostava de muitas outras coisas.
Ele era um "viciado" nos Xutos! Do tipo de saber os álbuns de cor, as letras, os alinhamentos de todos os concertos, quando tinham sido os concertos, onde iam ser os próximos concertos...
Quando começámos a nossa relação, começou a minha relação "íntima" com os Xutos. É, íntima, porque os Xutos estavam sempre connosco! No meu quarto sempre houve uma aparelhagem. Ele sabia! E trazia os cd's dos Xutos que eu não tinha. Primeiro estranhei! Depois gostei!
Ele ensinou-me a ouvir. Sentados no chão, de pernas cruzadas, colados às colunas (quase sempre noite, quase sempre de madrugada!) com a música muito baixo, ele pacientemente (eu sou dura de ouvido) dizia-me: "ouviste? 'Pera, vou andar para trás! Ouviste agora?" Se das primeiras vezes só o via e ouvia a ele, com o tempo também comecei a ouvir e entender as letras dos Xutos. De tal forma que, a música que ouço quando estou no fundo do poço e preciso de sair de lá, é dos Xutos. (Não, não está no blogue!)
Foi depois de um concerto (dos muitos que vimos) dos Xutos que ele, já farto do secretismo da nossa relação, me "espetou" um valente beijo, à frente de todos os nossos amigos! E depois foi para os "copos", deixando-me sózinha para explicar... sendo certo que não expliquei nada a ninguém! Era o que mais faltava! Sempre fiz o que quis, sem dar satisfações aos outros! Mas desenganem-se: nunca vimos um concerto ao lado um do outro. Ele na frente, quase em cima do palco e eu lá atrás, com os amigos!
Há músicas do Xutos que são a cara dele, assim como há músicas que vou ligar para sempre à relação que tivemos. Uma delas devolvi-lha aqui no blogue. Foi apenas um acto simbólico, mas soube bem! Sim, porque os Xutos já existem para além dele... Já tenho uns Xutos só meus! E de mais ninguém!

Obrigado ---, por me teres ensinado a gostar!

(Quem consegue preencher os três espacinhos, que se cale!)

4 comentários:

  1. Olha, se ele sabe que tu o estás a confundir com o Toy... Ah,ah,ah,... lol, lol, lol, :-DD :-DD :-DD Ainda tem um ataque cardíaco...! Pior, chama-me outra vez "namorada" e eu desta vez desanco-o...!
    Tu és muito engraçadinha!! ;-))

    ResponderEliminar
  2. Partilho contigo, o ser "dura de ouvido"! Eu ou ligo à música ou à letra! Não sou muito de analisar, se gosto do som e das sensações quero lá saber se é do Tony Carreira! O marido passa-se quando estamos a ouvir uma música de que ele gosta e me diz, "ouviste o baixo?" ou "ouviste a guitarra eléctrica?", eu digo não, ok, rewind, "ouviste agora?", não digo eu! rewind novamente, e só para parar com o rewind constante eu acabo por dizer que sim! Se fosse cassete, estragava-a de certeza! Também gosto dos Xutos, e pronto! Pode não ser "erudita" mas faz-me sentir bem! Diga-se que quando me apetece bater em alguém ouço Guns & Roses e afins... e depois? Lembras-te do "morto-vivo" e das músicas que nos obrigava a ouvir?! Está tudo dito!

    ResponderEliminar
  3. Estás coberta de razão da cabeça aos pés! Eu gosto, ponto final! Mas os Xutos gosto muito porque mos mostraram! E, honra lhe seja feita, ele sabia mostrá-los!
    Não conhecia essa tua faceta dos Guns & Roses! Mas esses eu conheço, ao contrário das músicas do morto-vivo!! Nem conhecia nem tinha vontade de conhecer!! ;-))
    Aquele gabinete dava uma "novela"! Lembras-te do "cromo" que lá apareceu com uma arma?? Estávamos as duas no gabinete, não foi?? E nunca tivemos subsídio de risco!

    ResponderEliminar