sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Preto & Branco

Eu tive uma "Chefe" que me dizia, vezes sem conta:" - Olha, a vida não é toda a preto e branco, rapariga! Existem muitos cinzentos!" Claro que eu insistia no "preto e branco" e acabava sempre por ouvir:" - Pronto, um dia a vida vai obrigar-te a ver os cinzentos!"
Tenho, por essa Senhora, uma admiração sem limites, até aos dias de hoje!
Claro que a vida me mostrou os cinzentos. Demorei algum tempo até os distinguir mas cheguei lá! Reconheço-os quase todos, agora! E consigo encontrá-los à minha volta, sem dificuldades de maior, na minha vida, na vida dos que me rodeiam. MAS...
...assim que passo para determinado plano, pronto, já está: Preto ou Branco! Não consigo! No mundo das relações eu tenho que estar "definida"!
Calma, "definida" não significa com um rótulo! Há já muito tempo que desisti dos rótulos. Só atrapalham. Para além de que são sempre feitos por outros, não por nós. O que quero dizer com definida é se estou dentro ou fora, se existe ou não existe, se quero ou não quero! Odeio o não sei muito bem, o estou dividida! Odeio o nim! Odeio o vamos ver! Quando me sinto assim, quase que dou em doida! Enquanto não me "esclareço", fico a pontos de pôr toda a gente que me rodeia com os nervos em franja. Reconheço isso. É preciso muita paciência para me aturar nesses dias! Claro que nunca são muitos dias. A indefinição não me assenta bem e eu detesto não estar bem comigo mesma. Por isso, esses estados nunca são muito prolongados!
A partir da altura em que me "esclareço": ou preto ou branco, ou estou ou não estou, ou sou ou não sou, ou quero ou não quero, acabou-se! Se tiver que sofrer, sofro, se tiver que me rir, rio e se tiver que ser feliz (nem que seja por alguns momentos!) sou feliz! Venha o que vier!
Dá para perceber, não dá?!

4 comentários:

  1. Esse título de "chefe" ainda mo vais explicar... "rapariga" não terá sido palavra que usei... lol
    Brincadeiras à parte, fico muito feliz (mesmo!) por saber que já consegues ver alguns cinzentos!

    E sim, dá para perceber...

    ResponderEliminar
  2. Era mesmo a "Chefe" a quem dava os meus "relatórios sociais"! Mas também o ouvi de ti, sim! E também ajudaste a que eu visse alguns dos cinzentos da vida!

    ResponderEliminar
  3. minha querida...
    tenho por ti um sentimento de enorme e profunda gratidão, por tudo, mas principalmente por teres estado lá, quando eu bati no fundo... pelo meloa e pelo ananás...por me teres ouvido vezes sem conta a falar do mesmo...por me arrancares da cama com pão fresquinho às 9 da manhã...por me teres devolvido "à vida"com novas ferramentas de auto-defesa...
    Por isso nunca percebi o afastamento posterior...por muito que analizasse, racionalizasse, e outras coisas acabadas em "zasse"...
    Agora percebo que talvéz tenha sido uma questão de cores... de preto e de branco... onde não havia espaço para o cinzento...não percebi...
    É bom ler-te! É bom descobrir-te! É bom redescobrir-te!
    Conta comigo para te acompanhar...

    ResponderEliminar
  4. Fizeste-me ficar com as lágrimas nos olhos! Foi uma honra acompanhar-te! E ver nascer essa miúda deliciosa que tu tens! E por quem o "homem da minha vida" tem uma assolapada paixão! É, foi na tua fase cinzenta: eu vi-a, mas não a percebia! Mas estive sempre a teu lado, só que menos próxima! Tinha receio de te contagiar com o meu Preto e Branco! Nunca tive dúvidas que a ligação que criámos ficaria para toda a vida! É muito bom ler-te aqui, onde podemos podemos ser quem quisermos: nós!!! :-))

    ResponderEliminar