segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Les amis

(...)
"-Não, disse o principezinho. Ando à procura de amigos. Que significa "cativar"?
-É uma coisa que toda a gente se esqueceu, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços?
- Isso mesmo, disse a raposa. Para mim, não passas, por enquanto, de um rapazinho em tudo igual a cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu não precisas de mim. Para ti, não passo de uma raposa igual a cem mil raposas. Mas, se me cativares, precisaremos um do outro. Serás para mim único no mundo. Serei única no mundo para ti...
- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... creio que ela me cativou.
- É possível, disse a raposa. Vê-se de tudo à superfície da Terra...
(...)
A raposa calou-se e olhou por muito tempo para o principezinho.
- Cativa-me, por favor, disse ela.
- Tenho muito gosto, respondeu o principezinho, mas falta-me tempo. Preciso de descobrir amigos e conhecer muitas coisas.
- Só se conhecem as coisas que se cativam, disse a raposa. Os homens já não têm tempo para tomar conhecimento de nada. Compram coisas feitas aos mercadores. Mas como não existem mercadores de amigos, os homens já não têm amigos. Se queres um amigo, cativa-me.
- Como é que hei-de fazer?, disse o principezinho.
- Tens que ter muita paciência, respondeu a raposa. Primeiro, sentas-te um pouco afastado de mim, assim, na relva. Eu olho para ti pelo rabinho do olho e tu não dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, de dia para dia, podes sentar-te cada vez mais perto..."
(...)
"Le petit prince" Antoine de Saint-Exupéry

2 comentários:

  1. É uma das minhas partes preferidas do principezinho! Mas o que realmente me "chateia" é que depois de tanto "trabalho" e de investir tempo a cativar a raposa, quando esta já estava cativada o principezinho deu de frosques! Também quem é que mandou a raposa querer ser cativada!
    AMARGO!(mas enquanto se cativa e se é cativado, é doce!)
    P.S. - não ligues, hoje estou azeda!

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu quando criei este blog, era mesmo para "descarregar"! O bom, o mau, o assim a assim, enfim... as "sacanas" das frustações e outras coisas que tais! Aqui já sabes que ninguém te leva a mal... antes pelo contrário! Sabes que por estes lados também existem dias BEM AMARGOS! E não só meus!
    Ui! Para te deixar amarga, deve ter sido mau! Tu, a menina do "relativiza"! Não preciso de dizer que estou aqui, pois não??
    A mim também me lixa o palerma ter dado de frosques! É pá, não existem histórias perfeitas! Para além de que o principezinho não deixa de ser um homem! Mas não vamos por aí, se não... nunca mais me calo!
    Mas esta parte é uma delicia! E eu não transcrevi tudo... :-)
    Outro dia, ponho a minha outra parte preferida! :-)

    ResponderEliminar