sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Balanço II

Se foi um ano fodido?! Foi!
Se foi um ano tramado?! Foi!

Mas foi um ano onde mudei (quase) tudo!
O meu balanço?! Foi um ano cheio de guerras, de lutas, muitas lutas: com os outros e comigo mesma. Tive derrotas, chorei, chorei muito, enfrentei muitos medos, muitos fantasmas... mas recuperei muito de mim mesma, reaprendi muita coisa, lembrei-me de como já tinha sido, de como já tinha travado outras lutas e de como as tinha conseguido vencer. E venci-as porque eu tenho cá dentro tudo o que preciso para as vencer... só me tinha esquecido disso. Foi muito bom recuperar esse pedaço de mim!

Tive desilusões enormes, que me atiraram para dentro de buracos escuros, onde não me conseguia mexer, de onde achei que não ia sair, momentos em que me senti a pior das criaturas, a mais miserável à face da terra... Houve dias terríveis, dias em que me arrastei, dias em que não sabia de mim, de tão perdida me senti... tão sózinha me senti... dias em que o abandono crescia cá dentro e nada nem ninguém o afastava...
Mas aprendi a dizer: - Estou no buraco e não sei sair! Estou às escuras e não consigo acender as luzes! E aprender a dizer isto foi o que me permitiu sair dos buracos, acender as luzes e procurar as saídas... De cada vez que tive a coragem de dizer isto, tive a sorte de ser ouvida, e de me darem colo, mimo, abraços, alento, de me dizerem que não estava sózinha, de me secarem as lágrimas com doçura, com paciência, com carinho... Também descobri que nem todas as pessoas sabem fazer isso: mais do que palavras duras ou silêncios, mais do que safanões, mais do que sermões e missas cantadas, foram os abraços, os mimos, a ternura e os colos que tive, que me ajudaram a sair dos buracos. Encontrei isso tudo, por vezes, onde menos esperava, onde menos contava... mas as desilusões de ter procurado onde não devia, de ter pedido ajuda e não ma terem dado, de não me terem percebido, magoaram...

No fim, no último dia do ano, este foi um ano BOM!
Não, não estou triste. Até me sinto contente... e não, não me sinto abandonada! E tenho MUITO, mas MUITO MAIS do que tinha há um ano atrás. Nada está igual ao penúltimo dia do ano de 2009: nem eu, nem os outros, e muito menos as minhas relações com os outros. Sobretudo as minhas relações com os outros! Conquistei muitas coisas este ano, tive muitas vitórias e voltei a apanhar as rédeas da minha vida. Foi um ano de mudanças, dentro e fora de mim... E as mágoas servem para tirar lições, para aprender (ou não!) que não conseguimos tudo o que queremos, mas que se não tentarmos, se não corrermos o risco de nos magoarmos, de nos desiludirmos, nunca saberemos o que (ou quem) estava do outro lado da porta...

Foi um ano de mudanças!
Foi um ano BOM!

(E é aos mimos, aos abraços, aos colos, aos carinhos, à ternura, à paciência (muita) e à doçura que recebi durante todo este ano, que se deve este balanço! Nem sei como vos agradecer... )