domingo, 8 de maio de 2011

Do que sou...

E vou continuar a ser assim!
Dir-me-ão: - Tu não aprendes? Aprendo sim e muito. Mas não deixo de ser quem sou e de fazer o que sempre fiz. Dir-me-ão: - Tu não mudas? Não, não mudo. Sou como sou, goste-se ou não, concorde-se ou não. Dir-me-ão: - És teimosa! Não, sou obstinada, sou feita de um material muito duro.
Dir-me-ão: - Tu não sabes desistir? Sei desistir, mas não deixo de ser eu. Dir-me-ão: - Voltavas a fazer o mesmo? Sim, voltava. Dir-me-ão: - Então não aprendeste nada! Aprendi, mas vou continuar a ser eu. Dir-me-ão: - Se não mudas, não aprendeste a lição. Aprendi, mas não vou deixar de ser eu. 
Dir-me-ão - Sabendo que vais perder, ainda lutas? Sim, não é a derrota que me assusta, mas sim o esconder-me atrás dela para não lutar. Dir-me-ão:  - Não gostas de perder. Não, não gosto. Mas sei reconhecer quando perdi.
Dir-me-ão: - Então não sabes desistir. Sei, sei desistir. Mas nunca o faço sem antes dar o tudo por tudo. Dir-me-ão:  - E sabes quando deves desistir? Desisto apenas quando a minha consciência manda. Nunca o faço antes disso. Dir-me-ão: - Mesmo que os outros te digam que já devias ter desistido? Sim, nunca desisto pelo que me dizem. Apenas desisto quando a minha consciência assim o dita.
Dir-me-ão: - És masoquista, gostas de sofrer. Não, não gosto de sofrer. Simplesmente recuso-me a não ser eu. Gosto da minha consciência tranquila. Gosto de viver em paz com as minhas decisões, com as minhas acções. Dir-me-ão: - Assim vais continuar a sofrer. Sim, sempre que for preciso, sempre que isso deixe a minha consciência tranquila e que me permita deitar a cabeça na almofada "without regrets". Ninguém deixa de dormir por estar a sofrer, mas o sono foge com as dúvidas, com a consciência pesada. E eu gosto de dormir bem.
Dir-me-ão: - E o que te diz a tua consciência? Que está tranquila. Que perdi. Que desista. Que posso depor as armas, sem perder o sono. Que o sofrimento faz parte do processo, mas que não me tira o sono. E que dormi muito bem esta noite!

Adenda - Só quem me conhece, percebe o que escrevi. É daqueles posts onde conhecer o meu percurso de vida, as minhas decisões e opções é essencial para a leitura integral do que escrevi. Também o saber o "estado actual" da minha vida é de importância vital para entender o que escrevi.