terça-feira, 11 de maio de 2010

A fazer almôndegas

O homem da minha vida pediu almôndegas. Fui para a cozinha fazer as ditas e, como sempre, a televisão estava na Sic Noticias. Pronto, o Papa já chegou e está na Nunciatura Apostólica, dizem. Dizem também que ele vai rezar junto ao túmulo do Camões, quando estiver no Mosteiro dos Jerónimos. Que raio de ideia, penso eu, lembrando-me da vida pouco "católica" de Luís de Camões. Passam a emissão para o Mosteiro dos Jerónimos. O repórter menciona a quantidade de criancinhas que aguardam a chegada do Papa, eufóricas, gritando "Viva o Papa" cada vez que se aproxima um automóvel. Recebem Cavaco Silva em apoteose, julgando tratar-se do Papa! O repórter não resiste e vai falar com as criancinhas. Pergunta a um dos mais velhinhos, se ele sabe o que está ali a fazer. O rapaz, que deve ter cerca de 10 anos, responde que está a espera do Santo Padre, que é católico, que quer muito ver o Papa... E o repórter insiste, perguntando-lhe qual o significado da vinda do Papa a Portugal. A resposta é um singelo "sou católico e gosto muito do Papa". Pois, que raio há-de dizer uma criança? Ao longo da emissão, vão perguntando às pessoas, qual o significado da vinda do Papa a Portugal. Mas que resposta querem? Para muitos é sinónimo de tolerância de ponto! Demasiados, digo eu, assim com os nervos. Queixam-se da falta de produtividade e depois autorizam que este país pare (e pague!) para assistir à vinda do Papa. Este país vai ficar em "estado de sítio" até o Papa ir embora. Não tenho nada contra o Senhor. Ele tem as ideias dele e eu, as minhas. Até acho que ele tem um ar de avô simpático. Confesso que também não conseguiria responder à pergunta do significado da vinda do Papa cá! Veio, ponto! Vai rezar missa no Terreiro do Paço, vai a Fátima, vai ao Porto, enfim um bocadinho de turismo, com algumas missas pelo meio! Vai comer bem, ser bem tratado (nós somos um povo hospitaleiro!), conhecer algumas coisas, receber presentes, chaves das cidades, dar bênçãos, e depois volta para o Vaticano! Se a vida dele melhora? Duvido! Se a nossa vai melhorar depois de ele cá ter estado? Duvido.

2 comentários:

  1. Ora concordo plenamente! Excepto que tem cara de avô simpático...cá para mim tem cara de alemão nazi que se mete no tintol,e cara de mau... faz-me lembrar um vizinho que tive na infância que nós chamávamos de "vermelho" e que por sinal era muito parecido com o sr.. e que era mau como as cobras... furava as bolas que iam para o jardim dele com uma faca à nossa frente...e vinha com uma forquilha ameaçar-nos se nos aproximássemos muito da rede que separava os quintais... pois.. está explicado porque não gosto do sr. por nenhuma razão específica, mas por várias em geral!!!

    ResponderEliminar
  2. Essa tua história é uma delicia! Se bem que, na altura, tu não devias achar piada nenhuma! ;-)
    Eu não gosto do "circo" todo que montaram à volta da vinda dele cá... Vinha, ia a Fátima, estava lá o tempo que quisesse, rezava as missas, e quem queria ia lá, via o Papa, falava com o ele, ouvia missa...sei lá! Mas não envolviam o país inteiro e muito menos o dinheiro de todos nós!!! Até estofaram os assentos do helicóptero de branco, por causa disso!!!

    ResponderEliminar